Topo do Menu
Home
Assinantes
Acesso ao meu e-mail
Mudar senha
SIRFone
Saldo SIRfone
Planos de acesso
Abrangência
Tutoriais
SASIR
Fale Conosco / Contato

Unidade Pública
Loterias
IPVA
Previsão do tempo
Imposto de Renda
Notícias
Jornal em Sintonia
Agência Estado
Jornal da Tarde
O Globo
Revistas
Revista Veja
Revista Isto é
Revista Época
Revista Time
Revista Info
Revista PCWorld
Revista PCMagazine
Revista ComputerWorld
Rodapé do Menu
Qual a diferença entre ter link compartilhado e link dedicado?
 

Qualquer empresa pode ter?
Vale a pena para a empresa ou escritório?

Informações:
De acordo com pesquisa realizada recentemente pelo IDC, empresa de inteligência de mercado, a migração para IP está em expansão entre pequenas e médias empresas latino-americanas. A pesquisa ainda destaca que, entre as organizações com mais de 250 funcionários, 46% têm planos para migrar o tráfego legado (como frame relay e VPN) para outras tecnologias nos próximos dois anos, contra 54% que não têm planos. O Link IP Dedicado é um serviço criado especialmente para empresas que necessitam e conexão com total confiabilidade e gerenciamento de utilização. Entre as vantagens de se ter um Link IP Dedicado é que a empresa pode otimizar o trabalho, por não ter que esperar uma página carregar, não ter que esperar por um e-mail sair etc. o que ocorre com as empresas que usam a conexão por DSL. Esta última oferece link compartilhado, ou seja, você divide a Internet com mais pessoas, o que deixa o tráfego de informações muito lento e torna o trabalho do usuário mais lento, quando este mais precisa. Além disso, usando um Link IP Dedicado, o usuário passa a ter uma alta disponibilidade de banda (conexão); confiabilidade total, pois outras pessoas de outras empresas não estarão acessando sua rede de dados; autonomia de serviços para a Internet e garantia de tráfego e acesso com qualidade.

Para ter um link dedicado na empresa o interessado precisa:
- contatar uma empresa que oferece serviços de acesso a internet e VoIP;
- em seguida, eles vão até o escritório ou empresa estudar a viabilidade da região e ver que tipo de infra-estrutura será utilizada, ou seja, se a região tem disponível fibra óptica, par trançado ou microfrequencia;
- avaliam qual a necessidade de banda que a empresa precisa, ou seja, a quantidade de dados que o cliente usará para trafegar nessa rede;
- de uma até duas semanas, dependendo da região, a rede já estará pronta; é instalado um roteador para identificar e possibilitar o gerenciamento dos serviços de endereçamento e acesso à Internet.

As velocidades típicas variam de 1MB até 100Mb, com ou sem garantia total de banda. a partir daí, a empresa/escritório já começa a usar Link IP Dedicado, para enviar e receber dados e voz, em alta velocidade, sem que a rede fique lenta devido ao grande tráfego de outras pessoas.

Mesmo que a empresa não queira mudar o número do telefone, ela tem a opção de continuar a usar a linha tradicional de telefone, porém, enviará e receberá e-mails com mais rapidez e, conseqüentemente, terá mais qualidade de trabalho.

Tutorial por: Patricia Nunes e Brito
Patricia Nunes de Brito é gerente de Produto e Comercia. Atua na área de marketing há oito anos, sendo destes, três na área de telecomunicação. Já trabalhou na área editorial e tecnológica, no desenvolvimento e implementação de novos produtos, serviços e canais de vendas, tanto no mercado interno como no externo.


SASIR
 
SIR - Serviço de Internet e Telefonia IP